Como trabalhar as soft skills dos pequenos desde a infância?

Você já ouviu falar no termo soft skills? Essas habilidades são ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioemocional e muito valorizadas na vida adulta, como nas relações pessoais e profissionais. 

E por que isso deve ser ensinado às crianças desde cedo? Para entender os motivos e a importância das soft skills, confira o post completo! 

O que são as soft skills?

O conceito refere-se ao conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e atitudes não cognitivas que emoldam como a pessoa interage socialmente. São inúmeras as habilidades desenvolvidas nas soft skills

Inteligência emocional;

– Ética;

– Liderança;

– Tomada de decisão;

– Persuasão;

Resiliência;

– Foco;

– Proatividade;

– Empatia;

– Criatividade;

– Boa resolução de conflitos;

– Autocontrole.

Diferente das hard skills, que são desenvolvidas a partir de aprendizados técnicos e de conteúdos, as soft skills são adquiridas por meio das experiências práticas de maneira multidisciplinar, ou seja, aliando o conhecimento de diferentes áreas. 

Como funcionam? 

Antes de tudo, você precisa entender que essas habilidades são visíveis para determinadas pessoas, mas isso não impede que outros possam praticá-las ou ser potencializadas para todos. 

Além disso, as soft skills são facilitadoras das relações. Em trabalho de grupo, por exemplo, permite que os alunos saibam racionalizar a situação e contribuir para as resoluções. Isso acontece quando um membro exerce a posição de liderança e usa sua comunicação para envolver os demais integrantes. 

O aluno quando possui a habilidade de liderança, percebe a carência do grupo e assume a responsabilidade de liderar. Ao mesmo tempo, garante que o processo envolva a participação de todos os colegas, no mesmo grau de importância.

Por que desenvolver as softs skills na infância?

Já sabemos que a infância é a fase ideal para a construção de hábitos e atitudes para o desenvolvimento do pequeno. Por isso, é um motivo que devemos considerar para começar a trabalhar tais competências. 

As soft skills são obtidas a longo prazo nas quais exigem bastante treinamento, práticas diárias, resoluções de conflito e interações sociais constantes. Então, por que não começar o processo quanto antes? Desse modo, é fundamental aplicá-las durante a educação infantil e aprimorar regularmente. 

8 formas de trabalhar as soft skills na escola 

Formas de trabalhar as soft skills na escola

Educador, existem maneiras simples de desenvolver as soft skills dos seus alunos. Lembrando que os pais também devem incentivar a participação dos seus filhos nessas atividades. Veja abaixo como trabalhar as habilidades dentro e fora de sala:

1) Promova a interação entre as crianças; 

2) Estimule atividades em grupo; 

3) Incentive a diversidade em sala

4) Faça projetos multidisciplinares e voltados para a comunidade externa;

5) Inclua oficinas culinárias, atividades artísticas ou instrumentos musicais; 

6) Pratique o autoconhecimento, com meditação;

7) Crie debates e mesas redondas;

8) Participe de jogos e esportes coletivos.

Parceria entre pais e escola! 

Sim, precisamos reforçar a união entre pais e educadores no processo de aprendizagem das crianças. Embora a escola desempenhe a função primordial da educação, os pequenos também sempre devem praticar em casa! 

Por isso, aos pais, fiquem atentos às atividades fornecidas pelos educadores, incentivem a participação dos seus filhos em qualquer tarefa que for desenvolvida. Acredite, as soft skills só trará vantagens para a vida do seu pequeno. 

Deseja se aprofundar e ficar expert nas habilidades socioemocionais? Indicamos dois cursos excelentes da Tonia Casarin, seja você educador, mamãe ou papai. Confira Competências Socioemocionais para Educadores ou Emoções em Família.

Bons estudos! 

O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário! 🙂

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...