As 10 competências da BNCC na vida escolar – Tonia Casarin

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o conjunto de conhecimentos que todas as instituições públicas e privadas do ensino básico brasileiro devem seguir. Com isso, todos dos estudantes (ou, pelo menos, a maior parte deles) terão a oportunidade de receber o mesmo tipo de aprendizagem, independentemente de onde estiver. 

Esse conhecimento deve proporcionar aos alunos as 10 competências da BNCC, que  indicam as habilidades que os estudantes devem aprender durante o ensino básico. Segundo o documento, as competências “consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para todos os alunos.

Quer saber mais sobre as 10 competências da BNCC? Neste post, vamos abordar detalhadamente cada uma. Confira:

Quais são as 10 competências da BNCC?

Conheça as 10 competências da BNCC e entenda como são aplicadas no ensino básico:

1. Conhecimento

Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Objetivo: a competência fomenta à ação do indivíduo. O aluno não seria apenas quem assimila a informação, mas também um agente. Resumindo, ele reflete sobre o que aprende e coloca em prática para a construção de um mundo melhor.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Do que se trata, segundo a BNCC: exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Objetivo: fazer com que o aluno raciocine, questione, analise criticamente e busque por soluções inovadoras.

3. Repertório cultural

Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Objetivo: manter contato com as artes e a cultura para, assim, também produzir e fomentar arte e cultura local.

4. Comunicação

Do que se trata, segundo a BNCC: utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Objetivo: entender diversas linguagens (tanto escritas quanto orais) para se comunicar, aprender e compartilhar conhecimento.

5. Cultura digital

Do que se trata, segundo a BNCC: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 

Objetivo: fazer com que o aluno domine as tecnologias para se informar, aprender, comunicar-se, produzir e compartilhar conhecimento. Com isso, possa fazer bom uso tanto na vida pessoal quanto na coletiva.

6. Trabalho e projeto de vida

Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Objetivo: ter autonomia e disciplina para trabalhar com aquilo que realmente acredita, sem ferir a ética. Estar ciente da responsabilidade do seu trabalho na vida em sociedade.

7. Argumentação

Do que se trata, segundo a BNCC: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Objetivo: capacitar o aluno para a construção de argumentos e respostas concretas, com base em dados confiáveis e que respeitem a ética, os direitos humanos e a sustentabilidade.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Do que se trata, segundo a BNCC: conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Objetivo: proporcionar ferramentas de autoconhecimento para que o aluno possa refletir e cuidar de sua saúde física e mental.

9. Empatia e cooperação

Do que se trata, segundo a BNCC: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Objetivo: aqui, o cuidado é com o próximo. Ter empatia, responsabilidade sobre o que fala, colaborar com o coletivo e ter respeito pelas diferenças.

10. Responsabilidade e cidadania

Do que se trata, segundo a BNCC: agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Objetivo: desenvolver a consciência do aluno de que ele é um agente para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

Você já pensou em como trabalhar as 10 competências da BNCC durante as aulas? Como acha que elas são assimiladas pelos estudantes? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...