Por que você deve criar rotina para os filhos?

Entre os assuntos mais complexos na maternidade/paternidade, criar rotina para os filhos é um dos principais. Para muitas famílias, a ideia de ter uma agenda regrada é missão praticamente impossível. No entanto, neste post viemos te contar que não é bem assim!

Mesmo para aquelas famílias que já adotam a organização como ferramenta e montam um plano diário, ainda assim existem muitas dúvidas em como criar rotina para os filhos na prática, sem deixar que este planejamento torne a vida dos pequenos uma infinidade de regras. 

O valor que criar uma rotina para os filhos oferece

Durante a infância, as crianças estão começando a conhecer o mundo. Desde o seu nascimento, elas passam por grandes mudanças e, a todo instante, entram em contato com coisas novas: lugares, pessoas e sentimentos.

Eles enfrentam o medo daquilo que é desconhecido, é claro, assim como nós adultos! Criar uma rotina para os filhos é tão importante porque quando as novidades são apresentadas no contexto do dia a dia –  de forma natural – , tornam-se previsíveis, e isso faz com que os pequenos se sintam seguros e consigam enfrentar com mais tranquilidade os desafios diários.

A rotina na infância ajuda a criança a internalizar hábitos a longo prazo, que levará para o resto da vida! 

Como colocar em prática?

Instalar uma rotina que seja de fácil manutenção não pode ser unilateral, ou seja, valer só para os filhos.

A organização tem que acontecer com os pais e quem mais residir na casa. Você deve servir de exemplo para o seu pequeno, assim ele entende que a organização é algo natural. 

Mostre que você também segue uma sequência de ações: acorda, vai trabalhar, limpa a casa, estuda, faz as refeições, sai para as compras, dorme, toma banho, resumindo, exatamente como será proposto na hora de criar uma rotina para os filhos

Confira abaixo a seleção que fizemos de 3 benefícios ao criar uma rotina para os filhos

1. Organização traz clareza e otimização do tempo

Você começa a entender mais sobre o que cada atividade exige em questão de tempo, presença e disponibilidade. 

2. A rotina reflete na melhoria da convivência;

Se tudo está organizado, não é necessário brigar com seu pequeno para fazer a lição ou tomar banho, por exemplo, pois as coisas estarão bem estruturadas. O processo torna-se mais fluido e a convivência agradece!

3. Mudanças são visíveis no comportamento das crianças

Criar uma rotina para os filhos traz conforto e segurança para a criança, já que ela sabe o que vai acontecer e o que vem em seguida. 

Uma analogia ao primeiro dia de aula

Primeiro dia de aula é um momento-chave para as crianças

Entre as situações que podemos relacionar com o fato de criar uma rotina para os filhos é o primeiro dia de aula. Ao contrário do que se pensa, a experiência não precisa ser difícil ou desagradável! 

Para que a ida à escola não seja um episódio traumático para a criança, o ideal é prepará-la antecipadamente para esse importante momento, assim como você deve fazer antes de criar a rotina.

Conversar bastante com seu pequeno é sempre a chave do sucesso. Não fantasie a realidade, apenas seja o mais claro e sincero possível!

É muito importante que vocês, pais, estejam no controle da situação. É comum as crianças chorarem ou fazerem birra no primeiro dia de aula, da mesma forma que criar uma rotina para os filhos

Ceder a qualquer pressão imposta pelo filho fará com que ele acredite que, com um pouco de manha, não precisará cumprir as obrigações diárias. 

Ideias para inserir novos hábitos na família 

Quando você for criar uma rotina para os filhos, comece pelos horários dos hábitos já estabelecidos da criança, como sono, alimentação, escola/atividades extras e higiene. 

A dica é fazer uma lista de horários para uma semana, pois ela tende a se repetir nas semanas seguintes. 

Após anotar a rotina, estude-a. Repare nas janelas que aparecerão e adicione horários com brincadeiras dirigidas! Essas atividades buscam desenvolver e estimular as habilidades da criança, bons exemplos são leitura, música, contato com a natureza e brincar livre.

Já para quem tem filhos mais velhos, vale a pena inserir na rotina o horário de uso de eletrônicos. Dessa forma você estabelece um direcionamento para que não passe mais tempo em contato com televisão, tablet e celular além do que foi determinado. 

Você pode começar hoje!


Depois de tudo que falamos sobre criar uma rotina para os filhos, você deve estar preocupado (a) com as reações que o seu pequeno pode ter. Um método muito eficaz para aprender a lidar com esses efeitos é o curso Emoções em Família, elaborado por Tonia Casarin. De forma online e prática, o curso pode transformar a vida da sua família!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...