Como lidar com a saudade da criança? – Tonia Casarin

saudade é um sentimento causado a partir de lembranças memórias de pessoas, animais, coisas, lugares ou situações distantes de nós ou até mesmo extintas, associada ao desejo de tornar a vê-las ou tê-las. Geralmente ela causa uma sensação desconfortante como a de tristezaperda falta. Mas como lidar com a saudade?

Onde será que ela mora? Que forma tem? E como as crianças sentem esse sentimento difícil? É o que vamos conversar neste post:

Como funciona a saudade infantil?

Normalmente, as crianças vivem um amor verdadeiro, profundo e incondicional pelas pessoas, animais e locais que tragam um bem-estar a elas, sem a menor noção de perdas e consequências. Dentro desse amor puro e verdadeiro, elas experimentam uma sensação de longevidade. Não pensam em término ruptura.

Menina triste sem saber como lidar com a saudade.

Quando por um acaso alguma coisa acaba ou se distancia, elas vivem um sentimento de dormedo muita saudade.

A família muitas vezes tenta se unir para protegê-la e não deixá-la viver a sensação desagradável que aquela emoção traz. É importante, no entanto, que a criança viva e experimente aquela sensação mas sempre com um apoio ao lado, com alguém que lhe traga confiança.

Portanto, você precisa ter maturidade para trabalhar a situação.

Como lidar com a saudade que a criança tem?

Por exemplo, quando um cachorrinho morre, ou uma babá deixa a casa em que trabalha, ou mesmo quando bate uma saudade de um lugar em que as crianças visitaram nas férias, ou quando alguém próximo da criança falece, é importante que os adultos acolham a emoção da criança.

É interessante que os adultos ajudem a criança a vivenciar esse sentimento difícil dando suporteacolhimento carinho.

 “Esconder” a emoção não é a solução! Não ignore o que a criança sente. Fingir que ela não existe não vai fazer com que suma.

 Por mais difícil e dolorosa que seja a situação que traz a saudade, é essencial que os pais ajudem os pequenos a identificarem a emoção e a nomeá-las, compreender porque ela está aparecendo e dar um significado a ela.

Menina chateada mostrando como é difícil lidar com a saudade.

Também é superimportante que a criança aprenda a vivenciar emoções desagradáveis desde pequenos, porque, afinal, infelizmente não temos autonomia de escolher quando elas aparecerão ou não. E o monstrinho da saudade traz lindas memórias.

Como você viu, saber como lidar com a saudade é algo importantíssimo para a inteligência socioemocional da criança. Quanto mais cedo ela conseguir lidar com esse sentimento, mais maturidade e equilíbrio ela vai ter no futuro. Portanto, ofereça um porto seguro e não ignore os sentimentos dela. 

Para ajudar você ainda mais, saiba como cuidar das emoções dos pequenos com os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho Mais Monstros na Barriga! Você vai encontrar o monstrinho da saudade no livro Tenho Mais Monstros na Barriga!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...