A importância dos avós na cultura familiar – Tonia Casarin

Hoje é o Dia dos Avós! Dia de comemorar com aquelas pessoas que nos dão a sensação de aconchego. Que têm a paciência com as crianças, contam as melhores histórias e onde encontramos um amor incondicional. Valorizar os mais velhos deve fazer parte de sua cultura familiar.

E, por que não aproveitar o dia de hoje para fomentar os laços entre os avós e as crianças? Veja minhas dicas para estreitar os laços nesse dia Dia dos Avós!

Qual a importância dos avós na criação de seus filhos?

Veja os benefícios que a presença dos avós traz à família:

Desenvolvimento mais feliz

A participação dos avós na criação dos netos, quando possível, é fundamental para estreitar os laços familiares, a troca de conhecimento e estimular o desenvolvimento socioemocional dos pequenos, mostrando a eles que podem ser amados de uma forma tão intensa quanto são pelos próprios pais.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford que avaliou 1,5 mil crianças e adolescentes concluiu que as crianças que tiveram a presença de seus avós em seu desenvolvimento cresceram mais felizes. Isso aconteceria porque a participação dos avós ajudaria a amortizar algumas dificuldades da criança, acalmaria e passaria segurança.

Formação como cidadão

Além disso, os avós são peças fundamentais na formação dos pequenos como cidadãos, contribuindo para a consolidação dos valores, ajudando-os a desenvolver alguns traços de personalidade, apoiando os sonhos e dando os melhores conselhos a partir de sua sabedoria. Sem falar que, desde novos, vão aprender a respeitar e compreender os mais velhos.

Cultura familiar

É também por meio dos avós que os pequenos entendem sobre sua origem. Afinal, são eles que passam os ensinamentos da cultura familiar e, usando histórias, conseguem transferir para as crianças a formação de conceitos que levarão para a vida adulta.

Diversidade

Além de ter um círculo familiar maior, a criança aprende a conviver com pessoas de idades, aparências e opiniões diferentes. Além disso, com as histórias, ela entende como grupos sociais pensavam de maneira diferente. Aprender a lidar com a diversidade é ser mais tolerante e aberto a diferenças.
Ter avós significa contar com alguém para dar atenção, conforto, amor, cuidado e boas lembranças para as crianças. Acredite: esses registros ficarão guardados para sempre na memória dos seus filhos!

Você costuma deixar o seu filho com os avós? Qual é a importância deles no crescimento do seu filho? Com o curso “Emoções em Família”, desenvolvido para atender as famílias que desejam um ambiente saudável para os seus pequenos.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...