Educação virtual: saiba como preparar as crianças para as aulas online

O ensino infantil seguiu novos rumos com o surgimento das aulas virtuais por decorrência do novo Coronavírus. Isso surpreendeu não só o corpo docente, mas pais e alunos. Pensando nisso, você, papai ou mamãe, já pensou como preparar as crianças para as aulas online?

Embora os pequenos tenham maior familiaridade com a internet, quando o assunto é educação os pais devem estar presentes e monitorar o ensino dos seus filhos, pois  ainda são imaturos diante de algumas responsabilidades. 

Você sente que não sabe ainda como organizar seu pequeno para as aulas online? Então, venha entender melhor sobre esse assunto.

EAD na educação infantil 

Quando pensamos em aulas online, logo remetemos às universidades e um formato de ensino só para jovens e adultos. No entanto, com a quarentena ocasionada pelo Covid-19, muitas escolas da educação infantil encontraram-se diante de um “mal necessário”: embarcar também nas aulas virtuais. 

Aqui no Brasil, para manter o ensino dos seus alunos, recorrer ao EAD foi a única solução. Com isso, mudanças repentinas ocorreram no corpo docente, trazendo novos desafios e novos planejamentos para manter a aprendizagem dos seus alunos, dessa vez, virtualmente. 

Sabemos que as aulas virtuais nunca substituirão a efetividade das aulas presenciais, no entanto, é um formato que tem ganhando notoriedade entre as escolas brasileiras. 

Com a inserção do EAD, a presença dos pais na rotina de estudos será – extremamente – fundamental, assim como preparar as crianças para as aulas online. 

Sua participação é sempre fundamental! 

Muitas famílias mantêm a ideia de que a educação dos filhos acontece totalmente na escola. Todavia, o processo educacional deve caminhar em conjunto com os pais e a instituição de ensino. 

Ou seja, a sua participação é indiscutível, seja para quesitos comportamentais e intelectuais! Porém, ainda existem dúvidas pelos pais sobre a melhor forma de se fazer presente e contribuir ativamente para o desenvolvimento do pequeno. 

Os filhos podem perceber a presença dos pais de inúmeras formas: 

– Ao receber perguntas sobre o dia a dia na escola;

– Quando recebem atenção ao tratar de pontos ensinados nas aulas;

– Com o acompanhamento contínuo dos momentos escolares, como eventos e apresentações;

– Ao conhecer professores e demonstrar curiosidade sobre o perfil da turma, etc.

Além disso, você pode colaborar na aprendizagem do seu filho compartilhando técnicas para estudar, preparando para as aulas online ou apoiando nos momentos mais desafiadores. Acredite, a sua presença favorece, e muito, para o desenvolvimento do pequeno. 

5 maneiras de preparar as crianças para as aulas online

É notório que os pais e professores estão se desdobrando para que esse formato seja eficiente quanto à vivência física das salas de aula. Entretanto, existem algumas coisas que você pode fazer para preparar as crianças para as aulas online. Quer saber? Veja as dicas que serão úteis para os seus filhos: 

1 – Use o uniforme (mesmo em casa!)

Essa vestimenta faz parte do hábito escolar dos pequenos e ajuda a liberar a atenção para aquele momento. Pensando nisso, inclua na rotina a ação de colocar o uniforme, isso trará à tona a reprodução da experiência anterior. 

2 – Crie um ambiente adequado 

As salas de aula são projetadas para justamente favorecer na aprendizagem do pequeno. Então, tente reproduzir esse ambiente em algum cantinho da sua casa. Coloque à disposição da criança apenas o que ela usará para aquela aula. 

3 – Planeje uma rotina de estudo 

Tenha um quadro visível com a rotina semanal de atividades, pois isso ajudará na organização do tempo. Divida o quadro pelos dias da semana e os horários de cada disciplina. Além disso, você pode incluir outras tarefas diárias do pequeno, como refeição, relaxamento e até hora de ir para cama. Isso ajudará na organização e diminuição da ansiedade

4 – Relembrando o que aprendeu na aula

Esse hábito é fundamental não só para aulas presenciais, mas também no online. Isso ajudará a criança relembrar o conteúdo da aula de forma espontânea, além de saber se o pequeno está se adaptando ao novo formato. 

5 – Crie momentos de socialização! 

Com o isolamento social, o hábito da socialização na escola foi interrompido. Por isso, verifique com a escola como está sendo aplicado esses momentos de interação por parte dos educadores. Outra dica é entender como você pode otimizar e colaborar com as interações do seu filho com os amiguinhos. Portanto, busque promover encontros virtuais após o horário das aulas, pode ser através de jogos online, aulas de dança ou bate-papo!

Torne esse momento prazeroso para o seu filho! 

Diante de todas as mudanças em nossas vidas causadas pela pandemia, seus filhos também sentem o peso do estresse e ansiedade dessa fase, podendo afetar o seu aprendizado. 

Em razão disso, não deixe de preparar as crianças para as aulas online e esteja ao lado delas nesse momento. Com certeza a sua participação na rotina escolar só reforçará a aprendizagem do seu filho e o motivará a estudar mais! 

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...