Talvez a educação dos filhos seja uma das maiores preocupações (se não a maior!) dos pais. Ninguém nunca nos ensinou como ensinar valores a nossas crianças, não é verdade?
Temos parâmetros de como fomos educados e como outros pais e mães educaram nossos amigos. Observamos até mesmo como nossos amigos, hoje, educam seus pequenos. Mas ter uma orientação específica, como aulas ou cursos, faria toda a diferença.
Afinal, como deve ser a educação dos filhos? Será que há uma fórmula ou receita para que ela aconteça da melhor maneira? É o que vamos discutir neste post:
Há uma fórmula para acertar na educação dos filhos?
Veja duas maneiras simples e certeiras de acertar na educação dos filhos:
Transmita seus valores
Suas escolhas e atitudes na relação com as crianças dependem basicamente de quem você é, quais seus valores e o que é de fato importante para você. Portanto, é um processo de autoconhecimento eterno nessa relação. E, com cada filho, essa relação se estabelece de forma diferente.
Sabendo seus valores, você consegue definir o que é e o que é ou não aceitável na educação dos filhos. Deixe claro para a criança o que você aceita ou não, de forma a estabelecer limites claros, e seja firme nessas regras. As crianças precisam de limites e eles são importantes para determinar nossos comportamentos.
Invista na convivência
Além disso, estar presente na relação e na vida do seu filho é a melhor forma de construir a conexão fundamental. Trocar carinhos e se relacionar com a criança conversando, brincando, lendo e jogando com ela são atitudes fundamentais para estabelecer a relação.
Essa ligação é também estabelecida a nível cerebral quando as conexões neurais do seu filho vão se fortalecendo mais e mais. Enquanto isso acontece, a conexão entre vocês também se fortalece.
Não existe certo e errado na educação dos filhos. Há um milhão de maneiras de se conectar e educar conforme seus valores.
Quais as suas dicas para quem está se preparando para educação dos filhos? O que você costuma fazer para se conectar com eles? Deixe seu comentário aqui no post! Para se aprofundar nesse assunto, um curso que vai te ajudar é o Emoções em Família. Conheça!