Seria muito mais fácil ter aulas sobre educação dos filhos, não é verdade? No entanto, há atitudes que fazem toda a diferença na hora de educá-los.

Talvez a educação dos filhos seja uma das maiores preocupações (se não a maior!) dos pais. Ninguém nunca nos ensinou como ensinar valores a nossas crianças, não é verdade? 

Temos parâmetros de como fomos educados e como outros pais e mães educaram nossos amigos. Observamos até mesmo  como nossos amigos, hoje, educam seus pequenos. Mas ter uma orientação específica, como aulas ou cursos, faria toda a diferença.

Afinal, como deve ser a educação dos filhos? Será que há uma fórmula ou receita para que ela aconteça da melhor maneira? É o que vamos discutir neste post:

Há uma fórmula para acertar na educação dos filhos?

A grande verdade é que não há uma ciência exata para a educação de nossas crianças. Existem um milhão de maneiras de educar, e todas elas dependem do que você quer para seu filho ou filha

Veja duas maneiras simples e certeiras de acertar na educação dos filhos:

Transmita seus valores

Suas escolhas e atitudes na relação com as crianças dependem basicamente de quem você é, quais seus valores e o que é de fato importante para você. Portanto, é um processo de autoconhecimento eterno nessa relação. E, com cada filho, essa relação se estabelece de forma diferente. 

Sabendo seus valores, você consegue definir o que é e o que é ou não aceitável na educação dos filhos. Deixe claro para a criança o que você aceita ou não, de forma a estabelecer limites claros, e seja firme nessas regras. As crianças precisam de limites e eles são importantes para determinar nossos comportamentos.

Invista na convivência

Além disso, estar presente na relação e na vida do seu filho é a melhor forma de construir a conexão fundamental. Trocar carinhos e se relacionar com a criança conversando, brincando, lendo e jogando com ela são atitudes fundamentais para estabelecer a relação. 

Essa ligação é também estabelecida a nível cerebral quando as conexões neurais do seu filho vão se fortalecendo mais e mais. Enquanto isso acontece, a conexão entre vocês também se fortalece.

Não existe certo e errado na educação dos filhos. Há um milhão de maneiras de se conectar e educar conforme seus valores.

Quais as suas dicas para quem está se preparando para educação dos filhos? O que você costuma fazer para se conectar com eles? Deixe seu comentário aqui no post! Para se aprofundar nesse assunto, um curso que vai te ajudar é o Emoções em Família. Conheça!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...