O que são emoções e como lidar com sentimentos ruins – Tonia Casarin

Muitas vezes, fica implícito na nossa sociedade que não devemos nos mostrar tristes e que o choro deve ser evitado. Meninos crescem sem saber o que são emoções, julgando o que sentem apenas como sentimentos ruins.

Expressões como “homem que é homem não chora” ou “não tens motivos para estar triste” é o mesmo que dizer: “Não expresse os seus sentimentos ruins”. Fomos educados a não sentir raiva e quanto ao medo é só para os mais “fracos”.

Geralmente, classificamos o que são emoções diferenciando-as entre boas e ruins, positivas ou negativas. No entanto, é fundamental compreender que todas são importantes para nosso desenvolvimento.

Para saber mais sobre emoções, continue a leitura:

O que são emoções?

A palavra “emoção” vem do latim emovere, que significa “energia em movimento” (e = energia e movere = movimento). Toda a emoção, mesmo aquela vista como um sentimento ruim, existe para fazer como que a gente se movimente, ou seja, siga em frente e mude aquilo que está em desequilíbrio.

A emoção é um conjunto de respostas do nosso organismo a um estímulo externo.

Existem sentimentos ruins?

Emoções não são boas nem más. Elas podem ser agradáveis ou desagradáveis, mas são todas adaptativas, isto é, orientam para a nossa sobrevivência. É importante entender que todas elas têm um papel fundamental de alertar e sinalizar quando percebemos que algo importante para o nosso bem-estar está acontecendo.

O medo, por exemplo, pode ser desagradável, mas é ele quem nos alerta para o perigo! Já imaginou se as crianças não tivessem medo, considerado um dos “sentimentos ruins”? Elas com certeza colocariam a mão no fogão ou poderiam se entregar a qualquer desconhecido, entre outras ações que as colocariam em risco.

A raiva também é desagradável, afinal nenhuma criança gosta de ser contestada ou quando algo que deseja não ocorre. No entanto, ela é fundamental para os pequenos expressarem os motivos de sua insatisfação.

A raiva nas crianças pequenas facilita a ação para alcançar uma meta e pode estar vinculada a uma qualidade humana positiva: a persistência. 

A tristeza, apesar de não ser agradável, nos ajuda a identificar e a evitar o que nos faz mal. Ela tem a função de desencadear a conexão frente à perda.

Por exemplo: se o seu filho ficou triste depois de brigar com um amigo, a tristeza vai ajudá-lo a identificar que não é legal repetir os atos que desencadearam esse sentimento.

Afinal, será que os sentimentos “ruins” são realmente ruins?  Lembre-se: todas as emoções, sejam agradáveis, sejam desagradáveis, têm papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos e também do nosso!

Entendeu o que são emoções? Para se aprofundar no assunto,  se inscreva no curso online Emoções em Família.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...