Diálogo com os filhos: falar é sempre a melhor opção – Tonia Casarin

Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo? E que, no Brasil, são registrados cerca de 30 casos por dia? Números alarmantes, não é verdade? Em muitos casos, esses problemas podem ser evitados apenas com a iniciativa do diálogo com os filhos.

Esses dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram divulgados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), um dos organismos à frente da campanha Setembro Amarelo, que desde 2014 conscientiza e informa a população sobre a realidade do suicídio.

Antes de tudo, acalme-se: pais não são psicólogos. No entanto, manter o diálogo com os filhos é fundamental para que eles se sintam seguros e predispostos a procurar ajuda. O acolhimento é peça-chave na prevenção ao suicídio, mas não é a solução para o problema psicológico.

Veja como os pais devem agir:

Manter o diálogo com os filhos é extremamente importante para a saúde dos pequenos.

O que que você pode fazer?

O primeiro passo é se informar sobre o suicídio e formas de prevenção.

O segundo é estar atento a alguns sinais que uma pessoa transmite quando está com ideias suicidas, passando por um período de depressão intensa ou outro transtorno mental. 

O suicídio é um mal silencioso, seja porque as pessoas fogem do assunto, seja porque não percebem os sinais do comportamento. É certo que existe preconceito. Muitos ainda colocam um rótulo de “maluco”, sem nem tentar entender o que está acontecendo. Mas o próprio CVV diz que 9 entre 10 casos de suicídio poderiam ser evitados.

Sabe como? Falando!

Sim, conversando sobre o tema (com adultos e crianças) é possível combater o estigma sobre o suicídio. Em casa, uma rotina de diálogo com os filhos pode fazer toda a diferença e evitar uma tragédia.

 Qual a importância do diálogo com os filhos na prevenção ao suicídio?

É na conversa com os filhos que a gente pode perceber alguns fatores de risco. Você sabe alguns? Vamos conhece-los:

  • depressão;
  • transtorno bipolar;
  • transtornos relacionados ao uso de drogas e álcool;
  • transtornos de personalidade;
  • esquizofrenia.

Alguns aspectos psicológicos também podem ser fatores de risco para o suicídio:

  • perdas recentes;
  • pouca resiliência;
  • personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável;
  • casos de abuso físico ou sexual;
  • desesperança, desespero ou desamparo.

Não pense que o suicídio é algo de adulto. Crianças também podem apresentar um ou mais fatores de risco. Portanto, você precisa estar atento.

E não adianta querer estabelecer diálogo com os filhos quando eles já cresceram e estão em plena adolescência. Para que haja espaço à conversa, é necessário construir o processo desde a infância. 

Seu filho quer conversar? Ouça-o. Ele não é de puxar assunto? Seja você quem inicia o diálogo.

Fique de olho!

Por isso, aproveite a infância de seu filho e comece logo uma rotina de conversas. E, muito importante, ouça o que ele tem a falar. Tente enxergar além das palavras, preste atenção na comunicação não verbal – o olhar, os gestos e a postura, por exemplo.

Manter o diálogo com os filhos é extremamente importante para a saúde dos pequenos.

Também é importante observar o comportamento das crianças quando estão brincando sozinhas ou com amigos. Por meio de diálogos e brincadeiras, podemos perceber quando algo não está legal. Se você notar alguma diferença de comportamento ou o surgimento de atitudes negativas, converse e tente entendê-la, mas não coloque rótulos ou diminua o que ela está sentindo.

Os pensamentos suicidas distorcem a forma como a pessoa enxerga a realidade. Ela começa a ter pensamentos negativos sobre si mesma, o mundo e o futuro, vive com medo e preocupações excessivas. Por isso, é tão importante observar e conversar.

Você pode somar forças

Se você perceber que não conseguirá lidar com a situação sozinho, peça ajuda profissional. Também vale conversar na escola, com professores e coordenadores. Eles poderão dizer se a criança está tendo um comportamento negativo durante as aulas e ficarão mais atentos a qualquer alteração. Deve ser um trabalho em conjunto, de parceria.

Quanto mais se conversa, melhor. Esconder, fingir que não está acontecendo nada não é a solução. É por meio do diálogo com os filhos e muita atenção que nós podemos combater grande parte dos casos de suicídio.

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...