Férias: hora de tirar as crianças de dentro de casa – Tonia Casarin

Férias com crianças podem ser um momento de preocupação dos pais! Muitos pais ficam preocupados com quais atividades planejar para os pequenos e preencher tanto tempo livre. Afinal, se ficarem entediados, vão passar os dias em frente ao smartphone.

Se você vai passar férias com crianças, é hora de se preparar. Quer saber como aproveitar esse período da melhor maneira possível? Confira minhas dicas:

Férias com crianças: como pais e filhos podem se divertir?

Veja como aproveitar os dias de folga dos seus filhos:

Como aproveitar as férias com crianças.

Saia de casa!

Férias com crianças devem ser aproveitadas ao ar livre! Tirá-las de casa é uma grande oportunidade para aprendizado e diversão, além de ser muito benéfico para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Evite os eletrônicos

Fugir de opções como videogame, televisão e joguinhos no celular é o ideal para incentivar as crianças com novos estímulos que, muitas vezes, elas não podem ter durante o período letivo.

Outro problema é que muito tempo em frente a redes sociais, por exemplo, podem fazer mal para a autoestima da criança. Além disso, atividades físicas fazem bem tanto física quanto psicologicamente.

O ideal é investir em brincadeiras coletivas em lugares abertos (como parques, clubes e praia) que favoreçam a “aventura”, reunindo atividades desafiadoras e animadas, mas sempre com segurança!

Procure por programas educacionais

programação cultural é também uma ótima aposta para entreter os pequenos. Visitas em museus, peças de teatro, cinema, passeios ao zoológico e pelos pontos turísticos da cidade são uma ótima pedida para despertar a curiosidade de vários assuntos e aproveitar para propor jogos que testem tudo o que eles aprenderam durante o passeio.

Aproveite o passeio para que o monstrinho da curiosidade esteja vivo na barriga das crianças!

Aproveitando as férias com crianças.

Quais atividades são ideais para férias com crianças? 

Aqui sugerimos algumas atividades ao ar livre para essas férias:

  • fazer uma trilha e montar um piquenique durante o passeio para descansar e conversar;
  • pedalar em alguma reserva ecológica ou parque;
  • refrescar-se em uma cachoeira;
  • ter um dia de surfista/skatista/patinador;
  • catar conchinhas na praia;
  • andar a cavalo;
  • ver de perto vários fósseis de dinossauros no museu;
  • entrar em um submarino de verdade;
  • conhecer uma biblioteca;
  • acampar em um quintal, play ou varanda;
  • conhecer a sede do seu time de futebol;
  • Ler livros,que estimulem a conexão entre pais e filhos, sugerimos os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho mais Monstros na barriga;
  • brincar de caça ao tesouro no parque.

Aqueles que não têm tempo devido ao trabalho podem recorrer a algum parente, como tios, avós e primos. Caso isso não seja possível, existem algumas alternativas: combinar férias com amigos que também tem filhos e fazer um revezamento pode ser bacana para as atividades não pararem. Já com os maiores, existem opções como oficinas de arte, cursos rápidos e colônia de férias.

Não deixe de aproveitar as férias com crianças para tirá-las de casa!

O que você costuma fazer com seus filhos quando eles estão de férias? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...