Como lidar com a frustração dos filhos? – Tonia Casarin

Quem já não sentiu o monstrinho da decepção, hein? Nós adultos sentimos a presença dele algumas vezes — as crianças, também. É um pouco incômodo, mas ele é muito importante para nosso desenvolvimento. Mas como lidar com a frustração — e, principalmente, como ensinar essa habilidade para as crianças?

Você também tem dúvidas sobre ao assunto? Neste post, vamos aprender juntos como lidar com a frustração. Confira: 

Aprenda como lidar com a frustração junto com seu filho.

Como lidar com a frustração?

Uma mensagem que a frustração traz é que não somos capazes de controlar tudo. Sendo assim, muitas vezes nos sentimos desiludidos. Nosso poder é limitado. Além disso, ela também costuma aparecer quando não conseguimos fazer ou executar algo que era importante para nós mesmos. Ou, ainda, não alcançamos o que tanto queríamos. 

Se para um adulto já é difícil aprender como lidar com a frustração, imagine para a criança. É por isso que é tão difícil vermos nossos filhos sentindo-se frustrados. Mas faz parte da vida.

Use-a para desenvolver a resiliência

A frustração parece ser uma condição para começar a desenvolver a resiliência. A pesquisadora Angela Duckworth descobriu que a capacidade de completar uma tarefa e cumprir os objetivos em longo prazo é o maior preditor de sucesso — maior que a realização acadêmica, o envolvimento extracurricular, a pontuação dos exames e o índice de inteligência (o famoso QI). E para realizar e manter metas de longo prazo, não há dúvidas de que a frustração é uma grande companheira de jornada.

As falhas ao longo do caminho são oportunidades para seus filhos se conhecerem mais e entenderem onde podem melhorar. Quando aprendem como lidar com a frustração, eles descobrem suas próprias limitações, como podem pedir ajuda, como eles podem fazer diferente, chegar a um outro resultado e quem são as pessoas que podem ajudá-los.

Eduque seu filho para o amanhã

São nas situações mais difíceis que as crianças estão aprendendo, e a frustração faz parte delas. Os pequenos aprendem que a criatividade é essencial para solucionar  problemas. Eles também aprendem a ter autocontrole e perseverança, já que começam a ter consciência de que podem se frustrar quando enfrentarem algo novo ou desafiador. 

E se você, como pai ou mãe, costuma ajudar seus filhos sempre, eles não desenvolverão as habilidades para lidar sozinhos com a frustração e, com isso, achar suas próprias soluções. Por isso, quero lembrar aqui que estamos educando para o amanhã e não para o hoje. Estamos ensinando como lidar com as frustrações para que eles possam agir quando não estivermos ao lado. E, assim, eles poderão encontrar suas próprias respostas sozinhos.

Permita que seus filhos errem e falhem para aprenderem como lidar com a frustração.

Tenho visto muitos pais que, na tentativa de amar, nutrir, cuidar e educar seus filhos, fazem de tudo para agradá-los. Muitos ficaram paralisados com o peso de seu próprio poder para tragicamente e irreversivelmente estragar os filhos. Por isso, fazem de tudo por eles e para eles. 

Na verdade, em vários momentos o que devemos fazer de melhor para nossos filhos é afastar-nos um pouco para permitir que eles errem e falhem para, com isso, aprenderem como lidar com a frustração. O que precisamos fazer é criar um ambiente seguro para que eles possam dividir essa frustração e que possam sentir que o erro deles é acolhido em casa.

Veja pela perspectiva geral

Portanto, tente dar uns passos para trás, olhar um pouco mais a distância. Dê suporte e acolha as emoções do seu filho nos momentos de frustração. Mas evite agir por ele. Esse sentimento de desilusão ou decepção realmente vai servir como uma ótima oportunidade para ensinar seus filhos sobre a resiliência, resolução de problemas e criatividade. Eles serão adultos melhores e levarão essas lições para a vida toda.

Costumo dizer que eu agradeço meus pais por tudo o que eles não fizeram por mim. Porque, assim, eu tive que aprender a fazer sozinha. Hoje, me sinto uma adulta mais pronta para os desafios da vida por isso. Obrigada, pai e mãe.

Entendeu como lidar com a frustração e ensinar a seus filhos? O que você faz quando eles se decepcionam com algo? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...