Hora de relaxar: técnicas lúdicas para acalmar as crianças na quarentena

Assim como nós adultos, os pequenos têm sentido o peso do estresse e o surgimento de crises de ansiedade por decorrência do isolamento social. Para isso, existem técnicas lúdicas para acalmar as crianças durante esses dias!  

Conhecidas também como técnicas mindfulness, elas são boas opções para organizar os pensamentos, emoções e comportamentos. Vamos saber mais? 

O surgimento de novos hábitos para os pequenos

Com a suspensão da escola e o isolamento, os pequenos deixam de gastar suas energias brincando com os coleguinhas, no parque ou na praça. Nesses momentos, resta aos pais colocarem a imaginação e a criatividade para funcionar. 

Por isso, se torna fundamental utilizar práticas do mindfulness que trabalharam o equilíbrio emocional, foco e atenção dos pequenos. As técnicas lúdicas para acalmar as crianças são ótimas opções para a família nessa fase de pandemia. 

Técnicas do Mindfulness: o que é e quais os benefícios

Não existe exemplo que mais representa as técnicas do mindfulness como “preste atenção ao presente, ao agora, de maneira intencional e sem julgamentos!”. 

Também é definida como um estado de consciência em que a pessoa escolhe prestar atenção no momento, adotando posturas de abertura e aceitação dessa experiência.

As técnicas do mindfulness são bem suaves e simples, podendo ser inseridas na rotina das crianças. Além disso, são inúmeros os benefícios que a técnica oferece para a saúde mental e bem-estar dos pequenos. Veja abaixo alguns:

– Diminui a ansiedade

– Minimiza o estresse

– Baixa os sintomas depressivos

– Menor reatividade emocional

– Maior capacidade de regulação dos sentimentos

– Maior flexibilidade 

– Abertura para mudança

– Melhora na capacidade atencional 

– Aumento do bem-estar 

5 técnicas lúdicas para acalmar as crianças durante a quarentena 

Técnicas de mindfulness para acalmar as crianças

Vamos para a parte mais importante: as técnicas lúdicas mindfulness para fazer com seus filhos. São exercícios bem simples e que requer – apenas – muita imaginação! Confira abaixo:

1 – Amigos da respiração 

Ideal para desenvolver a atenção plena através da consciência do corpo e dos movimentos da respiração. Peça para o seu filho se deitar e colocar um bichinho de pelúcia em cima do seu estômago. Depois, peça para ele respirar profundamente, enchendo e esvaziando a barriga, observando o brinquedo em movimentos de inspiração e expiração. Repita com o pequeno por 1 ou 2 minutos, respirando novamente, apenas notando o sobe e desce no brinquedo.

2 – Prática da alga marinha

Essa técnica é ótima em situações em que a criança está muito agitada. Faça o pequeno imaginar que é uma alga marinha e que cada pedacinho do corpo faz parte dessa alga: cabeça, tronco, braços, pernas… e, como uma alga, está dentro do mar, preso no chão e sentindo os movimentos da água. Vai imaginando com a criança uma correnteza bem forte para que ela balance todo o corpo bem rápido, intercale com movimentos lentos e rápidos. Esse exercício deve ser feito sempre de olhos fechados! 

3 – Ondas no mar 

Para aumentar a consciência e o foco na respiração, peça para o pequeno desenhar várias ondas bem altas em um papel. Peça para ele traçar o desenho com o dedinho, inspirando quando estiver no pico da onda e expirando na descida da onda. Faça em todas as ondas e, se quiser, repita quantas vezes precisar. 

4 – Prática dos pensamentos 

A ideia desse exercício é fazer o pequeno criar na mente, um ambiente em que possa sentir diversos estímulos e sensações. Para conduzir a atividade, faça a criança imaginar que está em uma praia bem bonita, sentir o cheiro da maresia, perceber o tempo, sentir o vento agradável em seu rosto, a temperatura agradável no corpo, a areia nos pés. Peça também para olhar por um tempo as ondas e a forma como ela surge, cresce e se desfaz. Essa técnica pode ser feita de outras formas, caso o pequeno não goste de praia. 

Invista sempre nas habilidades emocionais do seu pequeno!  

Praticar as sessões do mindfulness em tempos curtos (4 a 5 minutos) traz melhores respostas das crianças, principalmente no começo. Comece devagar e avalie cada exercício. Dependendo da idade e o temperamento do seu filho, é possível prolongar as sessões. 

Busque por outras práticas e técnicas lúdicas para acalmar as crianças durante a pandemia, além de propor um desenvolvimento das suas emoções, é uma forma de diversão para vocês. 

Para trabalhar as habilidades socioemocionais nessa fase de pandemia, que tal o curso Emoções em Família, da Tonia Casarin? O conteúdo será ideal para enfrentar essa fase, além de desenvolver as habilidades emocionais de toda a família! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...