Qual o papel dos pais na educação dos filhos? – Tonia Casarin

Todos os responsáveis já devem ter questionado: como minha participação na vida do meu filho vai ajudar em seu desempenho escolar? Com base na mesma pergunta, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez em 2015 um estudo com alunos de 15 anos de todo o mundo para saber mais sobre qual o papel dos pais na educação dos filhos

Foi analisado também o que é importante que os cidadãos saibam e sejam capazes de fazer, o objetivo era identificar evidências comparando o desempenho deles internacionalmente. Os resultados são muito importantes para os pais.

Quer saber mais sobre qual o papel dos pais na educação dos filhos? Saiba mais sobre os resultados do estudo neste post:

Qual o papel dos pais na educação dos filhos?

 Veja como os responsáveis influenciam na educação dentro e fora das escolas:

A avaliação PISA e alguns resultados

A avaliação da OCDE teve a duração de três anos e foi intitulada Programa de Avaliação de Estudantes Internacionais (PISA). Esse estudo analisou adolescentes já perto de concluir a escola. O objetivo era avaliar como eles estavam ganhando conhecimentos e habilidades para fazer parte da sociedade moderna. As matérias analisadas foram ciências, leitura e matemática. O foco foi na capacidade dos alunos de reproduzir o que aprenderam e aplicar estas informações fora da sala de aula. 

Bem-estar

Dentro da PISA 2015, um capítulo avaliou o bem-estar dos alunos. Foram analisadas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas e sociais para viver de forma satisfatória e feliz. Os resultados mostraram, sobretudo, a diferença de adolescentes que tinham maior participação dos pais em suas rotinas dos que não tinham

Os dados divulgaram atitudes e comportamentos positivos para o desenvolvimento saudável, como motivação e interesse. Além disto, indicaram aspectos negativos, como a ansiedade. Naturalmente, a presença dos pais faz toda a diferença. 

Como estar perto dos filhos transforma realidades?

O interesse dos pais na vida dos filhos, como a participação na escola e realização de atividades fora dela, estão diretamente relacionados com o desempenho deles enquanto alunos. 

A família é a primeira forma de convívio em um ambiente social que as crianças têm. Apoio, amor, proteção e cuidado são fatores que permitem o desenvolvimento da saúde física, mental e social dos alunos. A interação com o pai e a mãe influencia realizações, expectativas e atitudes benéficas dos jovens.

Conforme os dados do PISA, em aproximadamente 18 países 82% dos pais fazem a refeição principal com os filhos sentados à mesa. Além disso, 70% passam o tempo apenas conversando com eles e 52% falam com os jovens sobre a escola e o desempenho deles de forma diária ou frequente. Os adolescentes que estão nessas estatísticas pelo menos uma vez por semana têm maior desempenho em ciências e são mais propensos a altos níveis de satisfação na vida.
Um dado positivo mostrou que pais que acompanham a vida escolar dos seus filhos os ajudam a ter notas maiores e um bom desempenho escolar. Do outro lado, os pais que não acompanham o desempenho escolar dos seus filhos relatam alguns pontos: 36% dizem que não tem tempo por conta do trabalho, 33% não acompanham as reuniões escolares pelo horário e 17% não sabe como integrar atividades escolares.

Como os pais influenciam na inteligência socioemocional dos filhos?

Não há estudos que comprovem a relação entre o desempenho de um aluno e o tempo que passa com seus pais em ocasiões como almoços. Entretanto, essa rotina de união faz diferença para melhores resultados. 

A razão para isso é que nesses momentos há a oportunidade de encorajar os jovens. Além disso, é possível verificar o desempenho deles e demonstrar apoio. Consequentemente, isso se traduz em um ambiente estruturado em casa, mais estável e menos estressantes para os filhos.

Há algumas variáveis nesses resultados entre comunicação familiar e satisfação de vida dos alunos. Os pais podem estar mais propensos a acompanhar as atividades quando os filhos estão mais satisfeitos com a vida. Isso, em tese, os torna mais abertos a comunicação.

Também há de ser considerado como os jovens veem as tentativas de envolvimento dos responsáveis. Se o comportamento dos pais é apoiador, os índices de depressão dos adolescentes são menores. Porém, atitudes controladoras mostram taxas mais altas de depressão e conduta antissocial.
Por isso, conversar e fazer refeições regularmente com os filhos constrói comportamentos que ajudam na comunicação e sociabilidade. Essas habilidades contribuem na autoconfiança e satisfação com a vida. Os alunos que informaram que os pais se interessam por suas atividades escolares têm notas mais altas em ciências. 

Os que disseram que há falta de interesse estão sujeitos a baixos desempenhos. Isso porque é possível que encarem a atenção que recebem como algo que dá mais valor à educação. Assim, estabelecem metas para aprender e evoluir.

Como os pais podem melhorar a educação dos filhos?

Por meio do estudo realizado, o PISA mostrou que algumas atitudes simples de convivência entre pais e filhos refletem diretamente no desempenho escolar dos jovens:

  • adoção de rotinas saudáveis e simples por parte dos pais, como refeições conjuntas e conversas;
  • escolas capazes de identificar pais que não podem participar de atividades escolares e, assim, flexibilizar formas de comunicação alternativas;
  • professores encorajados a receber pais como parceiros da educação. Essa atitude deve se relacionar sobretudo àqueles cujos filhos precisam de mais apoio para ir bem na vida e na escola;
  • governos que incentivem empregadores para adotar políticas de equilíbrio entre vida e trabalho. Essas práticas farão com que os pais tenham tempo para suprir as necessidades dos filhos.

Por meio dessa realidade, é possível perceber qual o papel dos pais na educação dos filhos. Se feito de forma adequada, forma seres humanos satisfeitos com suas vidas, capazes de um bom desempenho acadêmico e profissional no futuro. 

É importante notar que os responsáveis também agem como preparadores emocionais das crianças, já que ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional delas. Assim, auxiliam os jovens a buscar a felicidade e o seu crescimento pessoal.

Essas informações mostram que é preciso investir tanto em melhores políticas públicas para a educação como também na formação de pais. Se eles obtiverem as ferramentas que favoreçam o crescimento dos filhos de maneira certa, farão toda a diferença. Dessa forma, é preciso levar em conta os resultados deste estudo, aplicando-os em medidas simples e eficiente. Assim, um futuro melhor e mais feliz estará garantido para os jovens, o que fará com que construam uma sociedade melhor.

Entendeu qual o papel dos pais na educação dos filhos? Como você age para manter os laços com as crianças? Você estimula a inteligência socioemocional delas? Deixe seu comentário no post!

ctas-tmnb_modelo-2

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...