Por que seu filho sente vergonha dos pais? – Tonia Casarin

Seu filho já sentiu vergonha dos pais? Muitas vezes nós ficamos mal com a “rejeição” das crianças e adolescentes. Não se ofenda. Eles normalmente sentem esse monstrinho, porque precisam mostrar que são independentes e até mesmo corajosos.

Mas por que será que esse sentimento aparece? Há alguma coisa que possa ser feita para que os jovens não sintam essa vergonha dos pais? É o que vamos discutir neste post:

Por que os filhos podem sentir vergonha dos pais?

Existem diversos motivos para o monstrinho da vergonha dos pais aparecer. Lembre-se de que a vergonha é um sentimento que está relacionado ao social, com o que os outros vão pensar ou achar.

Ela pode aparecer em diversas ocasiões:

  • quando existe uma diferença na condição financeira dos pais em relação ade outros amigos da escola;
  • a aparência física ou mesmo roupas de estilos diferentes (consideradas “cafonas” pelos adolescentes);
  • profissão dos pais
  • religiosidade;
  • nível de escolaridade.

Você sabia que desenvolver as emoções pode ajudar no desempenho escolar do seu filho? Conheça o e-book Emoções: a base para o seu filho decolar nos estudos!

Os adolescentes sofrem bastante com esse monstrinho da vergonha dos pais, pois precisam se sentir parte de um grupo. Por isso, gostam de copiar as outras pessoas para que se sintam pertencentes a ele.

Assim, quando nós nos mostramos muito diferentes dos outros pais, eles podem sentir vergonha da gente e se sentirem inseguros. É nesse momento que o monstrinho da vergonha aparece, como forma de proteção. Eles não querem sentir esse desconforto de não pertencer a um grupo por causa da gente.

Lembre-se de que a criança ainda está em fase de desenvolvimento e nem mesmo ela sabe, em grande parte das vezes, quem é ela, qual a sua identidade. Portanto, o senso de pertencimento é o mais aguçado nessa hora.

E como os pais podem ajudar a melhorar essa situação?

Acredite: você pode ajudar seus filhos a não sentirem tanta vergonha dos pais. E não estou falando de mudar roupas ou características físicas. Veja:

Respeite a fase

Durante essa fase, é importante que a gente entenda o período de mudança pelo qual o adolescente está passando. Nós adultos devemos respeitar o momento de reorganização do filho e não insistir para que as coisas sejam diferentes. Apesar de ser difícil, é uma fase natural e delicada, que tende a passar. É muito importante não insistir em atitudes que causem constrangimentos a eles.

Converse

Outra dica interessante é, sempre que possível, estimularmos a conversa em casa. Compreender os motivos e contra-argumentar com os jovens é muito importante para que eles tenham outros pontos de vista. Porém, lembre-se de que nós devemos colocar nossa visão e não impor uma verdade.

Tenha empatia

Por último, é importante nos colocarmos no lugar do seu filho. Muitas vezes, por excesso de amor e proteção, ficamos alienados e não entendemos o motivo de os adolescentes sentirem vergonha dos pais. Ter empatia pelo o que eles estão sentindo é fundamental para compreender seus comportamentos.

Para isso, coloque-se no lugar do seu filho e pense na sua juventude, quando estava na mesma faixa etária dele. Quando você era criança ou adolescente, não sentia vergonha dos pais? Não vale mentir, hein!

Portanto, o monstrinho da vergonha é mais natural do que a gente imagina. Ele ajuda o ser humano a regular suas ações e é um sentimento que todos nós temos. O melhor a se fazer é respeitar o momento do seu filho, conversar e colocar-se no lugar dele. Assim, fica muito mais fácil esperar essa fase passar.

Entendeu como esperar que a fase da vergonha dos pais acabe? Quer ler mais sobre família, educação e a relação entre pais e filhos? Continue acompanhando nosso conteúdo pelo Facebook Instagram!

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...