Afinal, como lidar com a raiva da criança? – Tonia Casarin

Na maioria das vezes, a raiva é “taxada” como uma emoção ruim, porque frequentemente gera comportamentos que não são adequados. Quando as crianças estão com raiva de alguma coisa, por exemplo, podem ficar mal-humoradas, gritar, espernear e em alguns casos até bater ou morder. Porém, como lidar com a raiva? Ela é uma emoção saudável?

Neste post, vamos entender como lidar com a raiva, como ela aparece e qual a importância dela no desenvolvimento da criança. Confira! 

O que é a raiva?

Primeiro, é essencial entender a função que ela exerce em nós. A raiva normalmente aparece quando buscamos alguma coisa e essa busca é frustrada.  Ela é fundamental, pois sinaliza “que precisamos fazer algo” e nos leva à ação! É a raiva que gera um mecanismo para pensar em como se defender diante de tudo o que provoca chateação.

Esse sinal de alerta gerado pela raiva é uma função de extrema importância para as nossas defesas, estabelecimento de limites e tomadas de atitude.

É também comprovado que a raiva é importante para o desenvolvimento das crianças. A questão está em saber lidar com os comportamentos decorrentes dela! É fundamental que os adultos ajudem as crianças a lidar com essa emoção de forma sábia.

Como lidar com a raiva?

O segredo está em ter empatia com os sentimentos dos pequenos, mas não necessariamente concordar e aprovar os comportamentos resultantes do sentimento. 

Por exemplo, quando a criança está com raiva porque o seu brinquedo quebrou, você deve demonstrar empatia pela situação dizendo que entende o que está se passando dentro da cabeça e do coração dele.

E lembre-se de nomear a emoção para a criança. Diga a ela: “sei que você está com raiva”. No entanto, isso não quer dizer que deve ceder às vontades dela de comprar outro brinquedo, muito menos mentir dizendo que a situação será diferente.

Caso uma conversa não resolva, você pode fazer uma atividade que distraia a criança. Assim, ela pode descarregar a energia que a emoção da raiva produz.

Veja algumas sugestões:

  • faça uma brincadeira de cortar papéis e mandar a raiva embora;
  • ensine a criança a fazer 2 minutos de respiração profunda;
  • peça para a criança contar até 10 e deixar que raiva vá saindo do corpinho dela.

Portanto, permita que seu pequeno sinta raiva, afinal ela é uma arma de defesa! Só tenha cuidado ao direcionar o comportamento dele! A raiva pode ser bem desagradável, mas tem uma função fundamental.

Entendeu como lidar com a raiva das crianças? Quer saber mais sobre como trabalhar a inteligência emocional dele? Aprenda a acolher as emoções das crianças com os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho Mais Monstros na Barriga  ou matricule-se no curso online Emoções em Família.

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...