Encontro de família: como tornar o momento especial – Tonia Casarin

Final de ano chegando e começam os preparativos para as grandes festas. É um momento de harmonia e encontro de família. Aquela reunião com familiares que não vemos há um tempo, e dos que vemos sempre também. E como podemos fortalecer os laços nesse momento? 

É nessa hora que as histórias da família devem ser relembradas: momentos, situações, fatos que marcaram momentos inesquecíveis, relembrar momentos é como vivê-los de novo! As crianças gostam muito de ouvir histórias da sua infância e da infância dos adultos com quem ela convive!

Quer saber como transformar um encontro de família num momento inesquecível? Confira minhas dicas:

Aproveite o final de ano para um encontro com a família.

Encontro de família: como torná-lo especial?

Veja como valorizar sua reunião familiar em 3 dicas simples:

1. Que tal pegar aquele álbum de família?

Mostrar fotos de todas as gerações desperta a curiosidade das crianças. Você pode até fazer um jogo de adivinhação, para que as crianças tentem descobrir quem são seus antepassados. A brincadeira, algo tão simples, tem um significado gigantesco para conhecer e fortalecer laços familiares.

2. Faça os pratos de Natal em grupo

Uma ótima forma de fortalecer os laços nesta data é fazer os pratos da noite de Natal juntos. Outra ideia é combinar que cada um leve um prato, de acordo com o gosto de todos. 

Imagine aprender uma receita nova, e ter ajuda de um minimasterchef para fazer? Um momento único e muito importante para a conexão e relação com as crianças. 

3. E o famoso amigo oculto?

O amigo oculto já é um clássico do encontro de família. Mas neste ano, por que em vez de falar as qualidades do amigo, você não conta momentos em que viveram juntos, para que todos tentem adivinhar?

O encontro com a família pode aproximar as pessoas.

Uma ótima ideia para incrementar a brincadeira também é relembrar algo que tenha ganhado na idade do seu pequeno, como um livro, e repassar para ele. Além de transformar o objeto em uma herança familiar, você compartilha o afeto quando mostra o quanto aquilo é importante para você. 

O novo hábito pode até se transformar numa tradição de família. Assim, sabe quando seu pequeno crescer possa repassar para seus filhos, mantendo essa mesma “herança familiar”.

O fim do ano é uma ótima época para relembrar momentos e reforçar valores. É um momento perfeito para que a importância da união em família seja colocada à tona e os valores de cada um seja reforçado por meio de suas ações.

Pronto para se divertir no próximo encontro de família? Qual tradição você quer levar para seus filhos? Deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...