Imagine um mundo em que todos tivessem habilidade de se colocar no lugar do outro. Em que as pessoas pudessem lidar com as situações que provocam as emoções mais extremas. Um lugar onde todos conheçam a si mesmos, suas limitações e seus pontos fortes, que saibam lidar com as diferenças e que entendam e saibam se adaptar o contexto onde estão inseridos.

Nesse mundo, as pessoas têm iniciativa, confiam umas nas outras e querem ter sucesso. Provavelmente, todos gostariam de viver em um lugar assim, apesar de muitas vezes essa realidade parecer tão distante.

Todas as aptidões descritas acima, que tornam o mundo tão especial, fazem parte de uma cesta de habilidades conhecidas como competências socioemocionais.

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais incluem a capacidade que cada um tem de lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Elas são utilizadas no nosso dia a dia de forma sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser integral: indivíduo, profissional e cidadão.

No século 21, a interconectividade, a crescente complexidade das transformações sociais e tecnológicas, e a interação entre raças, gênero e religião, por exemplo, têm ampliado a relevância dessas competências para a realização no âmbito pessoal, de trabalho e social.

Em 2015, a Harvard Business Review publicou um artigo com uma premissa que parece contraditória. No mundo cada vez mais tecnológico, as competências socioemocionais tornam-se mais importantes e fundamentais para as pessoas.

Mais do que a capacidade de fazer cálculos de cabeça, saber se relacionar, comunicar, trabalhar em conjunto e se adaptar a circunstâncias diversas podem ser o diferencial para um candidato a uma vaga de trabalho. O artigo aponta que bons robôs são excelentes em tarefas específicas, as quais foram programados para fazer. No entanto, por esse mesmo motivo, não são flexíveis, e essa é a vantagem dos seres humanos no mercado de trabalho.

Mas e se essas competências pudessem ser ensinadas de forma sistemática na escola?

Segundo o The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), a aprendizagem de dessas habilidades é uma das estratégias mais significativas para promover o sucesso acadêmico e reformas escolares eficazes. Pesquisas apontam que a o desenvolvimento de competências socioemocionais traz inúmeros benefícios:

  • melhora os resultados acadêmicos;
  • reduz conflitos e ajuda os alunos a desenvolverem o autocontrole;
  • melhora as relações entre a escola e a comunidade;
  • mantém o controle dentro da sala de aula;
  • ajuda os jovens a serem mais saudáveis e bem-sucedidos tanto na escola quanto na vida.

Onde você pode aprender a desenvolver suas competências socioemocionais?

Pensando em ajudar os educadores a entenderem mais sobre esse tema e  as tendências de ensino e aprendizagem que buscam preparar os alunos para o século XXI, Tonia Casarin desenvolveu o curso online Competências Socioemocionais para Educadores.

Nele, são abordados temas como a importância das competências socioemocionais, como a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) aborda esse tema e como desenvolver essas competências no dia a dia da sala de aula. O objetivo é fazer com que os educadores se aprofundem nesse tema e desenvolvam de forma integral seus alunos.

Outra grande vantagem do curso é que ele conta com ferramentas Google for Education, solução tecnológica criada pela gigante da internet para facilitar a vida de professores e alunos.

Quem é Tonia Casarin?

Tonia Casarin é mestre em Educação pela Universidade de Columbia em Nova York, é Lemann Fellow e Global Salzburg Fellow. Empreendedora na área de educação, Tonia vive entre o Vale do Silício e o Brasil, trabalhando com o desenvolvimento de Inteligência Emocional para todas as faixas etárias. É educadora e palestrante, tendo feito um TEDx Talk no Brasil e outro TEDxYouth Maastrich na Holanda. É autora bestseller de dois livros infantis, “Tenho Monstros na Barriga” e “Tenho Mais Monstros na Barriga”.

E você, já começou a se aprofundar nesse tema?
Inscreva-se agora no curso Competências Socioemocionais para Educadores!


34 comentários

Nome* · 15 de julho de 2018 às 07:37

Considero importante também
Esse papel antigamente era feito pela família, hoje as escolas estão assumindo mais este papel
Mais como educadora percebo que já trabalhamos estas habilidades.

    Tenho Monstros na Barriga · 15 de julho de 2018 às 22:48

    Olá, Selma! Todos nós somos responsáveis pela construção da sociedade e nossas crianças precisam ser adultos melhores, assumindo o controle de suas emoções. O que nós, adultos, podemos fazer é ajudá-los a identificar e trabalhar a inteligência emocional.

Bibiana Maria da Assunção Barros · 28 de julho de 2018 às 21:27

Trabalho com crs e adolescentes e é necessário atender nessa área

    Tenho Monstros na Barriga · 30 de julho de 2018 às 23:05

    Olá, Bibiana! Exatamente por isso, desenvolvemos o curso “Competências Socioemocionais para Educadores” onde cuidamos do assunto para que todos sejam responsáveis por essa mudança.

Giselia · 29 de julho de 2018 às 13:35

O curso oferece certificado?

    Tenho Monstros na Barriga · 30 de julho de 2018 às 23:11

    Olá, Giselia! O curso “Competências Socioemocionais para Educadores” possui trabalho final e em seguida você recebe a avaliação do trabalho com o certificado.

LAVÍNIA ALVES · 13 de agosto de 2018 às 23:52

Sou formada em psicologia não exerço. Mas amo esse tipo de atividade, será que posso fazer parte?
Obrigada, pela linda prática!!

    Tenho Monstros na Barriga · 14 de agosto de 2018 às 19:53

    Com certeza, Lavínia! O curso tem foco para educadores mas muitas atividades são adaptáveis para psicólogos. Aproveite!!!

Stefane · 14 de agosto de 2018 às 19:45

Boa noite
Estou trabalhando com esse livro em sala e as crianças estão adorando e aos poucos vão compartilhando seus melhores e piores monstros. Muito bom.

    Tenho Monstros na Barriga · 16 de agosto de 2018 às 12:57

    Que ótimo, Stefane! Aproveite para baixar os monstrinhos para colorir e montar com os alunos em sala de aula. Eles vão adorar!!!

Maria · 18 de agosto de 2018 às 21:17

Achei interessante

Katerine · 3 de setembro de 2018 às 20:32

Boa noite! Sim…tais competencias de certa forma ja permeiam nossas acoes diarias..o diferencial agora sera a intencionalidade de usa-las conscientemente!

    Tenho Monstros na Barriga · 4 de setembro de 2018 às 19:34

    Exatamente, Katerine! Ter inteligência emocional é justamente conseguir entender suas próprias emoções e aplicá-las corretamente.

mariayamato · 11 de setembro de 2018 às 14:53

Obrigada pelas dicas.

Rodrigo Negrao · 13 de setembro de 2018 às 09:36

Bom dia, gostaria de saber o valor do curso. Desde já agradeço!

    Tenho Monstros na Barriga · 15 de setembro de 2018 às 17:33

    O valor do curso “Competências Socioemocionais para Educadores” é R$ 149,00 e você pode adquiri-lo diretamente em nosso site, com boletou ou cartão de crédito.

Fabia · 20 de setembro de 2018 às 19:35

Gostaria de fazer esse curso como faço ?

Rejane Cunha Araujo · 22 de setembro de 2018 às 15:28

Estou desenvolvendo pesquisa para título de mestre em Educação, com a temática Inteligência Emocional, e os conteúdos apresentados por Casarin, em especial seu livro, estão contribuindo muito.

    Tenho Monstros na Barriga · 23 de setembro de 2018 às 12:53

    Olá, Rejane! Fico feliz que se interesse pelo assunto e em breve será mestre no assunto! Você também pode conferir nossos cursos e materiais complementares.

    Tenho Monstros na Barriga · 23 de setembro de 2018 às 12:52

    O curso “Competências Socioemocionais para Educadores” é um curso profissionalizante/livre, que não tem como objetivo formar profissionais e sim agregar, atualizar ou aperfeiçoar um determinado conhecimento aos interessados. Por esta razão estes cursos não têm a necessidade de serem reconhecidos ou aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) e portanto não tem registro formal.

    Esse formato de certificado simples, ou seja, não válido perante ao MEC, é emitido contendo a carga horária de 30 horas para comprovar a participação e horas complementares.

      Nome* · 9 de dezembro de 2018 às 07:55

      Gostaria de saber se esse curso é online, e se essa carga horária serviria para complementar horas na minha graduação??

        Tenho Monstros na Barriga · 10 de dezembro de 2018 às 19:25

        Olá, Cris! O curso é online e o acesso pode ser feito em qualquer momento. O certificado é emitido com 30 horas e é bem provável que a sua faculdade aceite sim.

MARCIA RONDA RICHTER · 24 de setembro de 2018 às 13:07

Adorei farei o curso. Parabéns pelo trabalho.

Ir a Margarete · 7 de outubro de 2018 às 10:29

Estou cursando pedagogia,tenho interesse em fazer curso. Parabéns pela sua dedicaçã de passar essa oportunidade de aprender.

    Tenho Monstros na Barriga · 9 de outubro de 2018 às 11:56

    Olá, Margarete! Com certeza o curso será ótimo para você e, além disso, temos vários outros materiais para te auxiliar.

Jocelia Viana · 14 de fevereiro de 2019 às 19:13

Olá
Comprei este curso online, mas não estou conseguindo acessar o material. Preciso de ajuda.

    Tenho Monstros na Barriga · 17 de fevereiro de 2019 às 23:19

    Olá, Jocelia!
    Enviamos diversos e-mails com as instruções de acesso. Você precisa verificar sua caixa de entrada e spam, e nos responder em seguida.

wal · 2 de julho de 2019 às 22:38

Olá, só pedagoga e estou estudando sobre o assunto com o intuito de desenvolver projetos na escola onde trabalho para trabalhar habilidades socioemocionais com as crianças. O curso me auxiliaria neste sentido? Preciso de um norte, saber por onde começar etc…

    Tenho Monstros na Barriga · 8 de julho de 2019 às 09:29

    Olá, Wal! Tudo bem? O curso “Competências Socioemocionais para Educadores” vai te auxiliar sim. Ele tem o conteúdo voltado para a sala de aula, e inclui vídeo-aulas e materiais complementares.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *