Quais são os principais tipos de emoções? – Tonia Casarin

Você conhece os principais tipos de emoções? Na década de 1970, o psicólogo americano Paul Ekman fez um estudo e compilou emoções de acordo com suas microexpressões faciais. Sua lista resultou em 6 emoções básicas, que estariam presentes em todas as culturas e seriam facilmente identificadas universalmente: desgosto, medo, raiva, alegria, tristeza e surpresa.

Além disso, René Descartes também elaborou uma lista de emoções em sua obra “As Paixões da Alma” de 1649: admiração, amor, ódio, desejo, alegria e tristeza. Como é possível perceber, a Psicologia e a Filosofia tentam decifrá-las há séculos, mas quais seriam os principais tipos?

Inspirada nesses segmentos e em tudo o que já estudei, resolvi categorizar 8 tipos de emoções. Vamos conhecê-las? 

Quais são os 8 tipos de emoções?

No meu livro Tenho Monstros na Barriga, escolhi 8 emoções que minha experiência mostrou que são bastante vivenciadas pelas crianças. E é sobre elas que vou falar aqui, para ajudar a conversar com seus filhos sobre elas.

1. Alegria

Alegria é brincar. É ver o mundo todo colorido e mostrar um sorriso largo no rosto. É ter a sensação de felicidade. É ver alguém que a gente ama gargalhando e conquistando suas vitórias. É sentir o quentinho do seu abraço.

2. Tristeza

Tristeza é quando as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos. É ter vontade de chorar. É deixar as lágrimas caírem. É sentir a falta de energia. É não querer falar. É estar cabisbaixo. É ficar no nosso canto para sairmos de lá mais fortes depois.

3. Ciúme

Ciúme é desconfiar de que a pessoa que você gosta muito não quer ficar perto de você. É você gostar tanto de uma pessoa que você não quer dividir ela com ninguém. É querer seus amigos só para você. É não querer dividi-los com ninguém

4. Medo

Medo é ficar retraído. É estar paralisado. É perder os sentidos por alguns instantes. É pensar que você não consegue. É esquecer-se da sua força. É se preparar para escapar de perigos. 

5. Coragem

Coragem é quando uma força interna cresce e se mostra capaz de vencer o medo. É lembrar-se dos seus superpoderes e enfrentar o medo. É agir com o coração. É lembrar que nada é impossível.

6. Orgulho

Orgulho é a vontade de subir no pódio no lugar mais alto. É lembrar das dificuldades que teve que superar. É alcançar o resultado que queria. É estufar o peito. É querer ganhar uma medalha pela conquista. É estar motivado a se premiar. É ter vontade de elogiar a si próprio.

7. Raiva

Raiva é quando o corpo esquenta. É quando o sangue ferve. É ter vontade de mostrar para o mundo o tamanho da sua força.

8.Curiosidade

Curiosidade é ser invadido por perguntas. Inundado por aquela sensação de querer saber mais e mais. É se interessar de forma genuína. É relembrar que aprender é muito divertido.

No livro desenvolvido por Tonia Casarin – Tenho Monstros na Barriga, é possível identificar como explorar os sentimentos das crianças que ressaltamos ao longo do post! Você já imaginava quais seriam os 8 tipos de emoções? Quais deles são mais comuns no seu dia a dia? Deixe seu comentário no post! 

af_tonia_cta-10-desconto-medo_900x200px

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...