Base Nacional Comum – O que é?

A Base Nacional Comum parece ser o primeiro passo para garantir que todo aluno no Brasil tenha o conhecimento e habilidades adquiridas no processo de aprendizado escolar. A premissa básica é que toda criança tem o direito de aprender. Como consequência, a BNC (Base Nacional Comum) promove a a equidade na educação brasileira e pode desencadear melhorias no nosso sistema educacional.

Parece-me que, mais do que uma currículo mínimo comum para todo brasileiro, a BNC é um caminho para um projeto de nação. A premissa da Base é o pleno desenvolvimento do indivíduo, para que ele tenha sucesso na vida, na carreira e que possa exercer sua plena cidadania. A Constituição do Brasil já prevê isso. Mas anda não conseguimos colocar em prática.

O Movimento pela Base Nacional Comum foi uma iniciativa da Fundação Lemann. O documento vai representar um avanço na política educacional brasileira. Não somente por estabelecer com clareza e detalhamento necessário as habilidades e competências que cada aluno deve aprender ano a ano, como também por garantir o direito de cada brasileiro de aprender.

mais do que uma currículo mínimo comum para todo brasileiro, a BNC é um caminho para um projeto de nação

Esse movimento está preocupado com a visão de professores e gestores de escolas. Uma pesquisa da Fundação Lemann junto com o IBOPE levantou, entre outros dados, que, 93% dos professores e 98% dos gestores acreditam que saber o que é esperado que os alunos aprendam a cada ano ajuda o trabalho do professor.


O que é a BNC na prática?

Como guia para toda a rede de elementos que influenciam o aprendizado dos alunos, a Base Nacional Comum irá ditar a formação de professores, as avaliações de aprendizado e claro, os livros didáticos. O País e a indústria da Educação precisa se preparar para isso. Claramente, esses pilares não interagem entre si, causando mais diferenças entre os conhecimentos e habilidades que os alunos aprendem em cada escola. De fato, a Base Nacional Comum é uma esperança para aumentar a equidade educacional no Brasil (veja aqui  o estudo Excelência com Equidade).

Para garantir essa qualidade e equidade na educação brasileira, o Movimento pela Base elencou sete princípios básicos (figura abaixo). Esses são elementos essenciais para que a BNC tenha qualidade e possa chegar em todas as escolas no Brasil.

Slide1

Esses princípios demonstram que a BNC deve ser mais do que descrever conhecimentos acumulados ao longo do tempo. Ele deve ser definido por um conjunto de princípios.

Acompanhe meus outros posts sobre a Base Nacional Comum:
Qual é o conteúdo da Base Nacional Comum? aqui
A Base Nacional Comum e o projeto de País aqui

Curso Ancora_Novidade

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...