Saiba formas de estimular a aprendizagem das crianças fora da escola

A mágica do aprendizado ocorre em todos os momentos, em todas as trocas e não apenas na escola, mas também em casa. 

Embora a escola ocupe a função de transmitir conhecimento aos pequenos, o trabalho da aprendizagem é muito mais abrangente que as teorias na sala de aula. 

Por isso, devemos reforçar a importância dos pais em estimular a aprendizagem das crianças fora da escola. Vamos entender formas de fazer isso? Confira. 

A participação dos pais no estímulo à aprendizagem

Você sabia que as crianças são estimuladas desde cedo? Isso acontece por meio de interações do pequeno com experiências trocadas – a todo momento – com as pessoas ao redor e da observação. 

A aprendizagem nada mais é do que qualquer mudança na forma de sentir, agir ou pensar que seja relativamente duradoura.  

Por isso, o seu incentivo é muito valioso para o seu filho, pois será fundamental em todos os contextos da criança, principalmente em características de valores, autoconhecimento e comunicação. 

Como podemos fazer isso? 

É preciso lembrar que a troca de conhecimento e o incentivo acontece em qualquer momento: 24 horas, por 7 dias. Você pode fazer isso diretamente e de forma lúdica, como:  

– Jogos educativos; quebra-cabeça ou jogo da memória, que incentivam a memorização e o raciocínio;

Leitura de livros para desenvolver a fala e a escrita;

Brincadeiras ao ar livre para desenvolver coordenação motora e social;

– Atividades musicais e teatrais para incentivar a imaginação.

5 formas de estimular a aprendizagem da criança fora da escola 

Como mencionamos, o jeito mais seguro é o estímulo lúdico, como atividades criativas, brincadeiras ou um passatempo entre pais e filhos. Assim, garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem do pequeno. 

1) Momentos em família 

São ótimos para o pequeno entender os hábitos e a rotina de vocês. Conversem juntos, compartilhem novidades e valores!

Fora de casa, aproveite o tempo com o seu filho para idas ao museu ou parque, leiam livros, brinque de teatro ou qualquer atividade que possam relaxar e se divertir juntos. 

2) Repetição do conteúdo escolar 

Rever esse conteúdo fora da sala de aula promove maior assimilação. O ideal é que você consiga passar o que foi aprendido usando suas palavras, em um contexto diferente. Insira esse conteúdo em jogos, desenho ou até mesmo contanto o que foi aprendido. 

3) Cozinhe com seu filho 

Nada mais delicioso que compartilhar desses afazeres com os pequenos, eles adoram! 

Aproveite para ensinar matemática e química, pois além de estimular no aprendizado, o pequeno irá praticar a coordenação motora e criar vínculos reais com a família e amiguinhos.

4) Organização 

Envolva seu filho nas tarefas de casa ou de rotina, para que ele tenha o senso de pertencimento, trabalho em equipe e ainda desenvolver responsabilidade.

5) Pratique o ócio criativo 

Por que não deixar seu filho lidar com o tédio? São nesses momentos que a criatividade surge. Isso o ajudará a aprender a esperar e a criar algo para brincar. 

Seu estímulo é o mais valioso para o pequeno! 

Reforçando: mesmo que a escola desempenhe a função de educar e transmitir conhecimento, é seu papel estimular a aprendizagem do seu filho de todas as formas possíveis. 

Aproveite as oportunidades para estar com o seu pequeno e incentivar sempre o conhecimento dele, dentro e fora da escola. Não se esqueça, você é a chave principal para o desenvolvimento e crescimento do seu filho. 

O que achou do conteúdo? Deixe o seu comentário! 

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...